[ editar artigo]

05 atividades para você fazer em casa durante a quarentena

05 atividades para você fazer em casa durante a quarentena

O isolamento social está mudando a rotina de todas as pessoas ao redor do mundo e por tempo indeterminado. Crianças sem aula, adultos trabalhando em home office... mas isso não deve ser visto como algo puramente negativo. Que tal aproveitar o tempo em casa para criar uma rotina diferente, aprender algo novo e, mais importante, cuidar de você mesmo? 

Entre diversas opções de atividades, nós separamos algumas dicas para você. Quem sabe, você não descobre uma paixão por um hobby que jamais tivesse pensado antes? Confere aí!

Meditar

Como estão os seus pensamentos? Sente a sua mente muito agitada e preocupada? Muito tempo dentro de casa pode acabar atrapalhando a sua saúde mental. Antes de qualquer coisa, não fique o dia inteiro com o noticiário ligado, isso pode aumentar os níveis de preocupação. 

Inclua a meditação no seu dia-a-dia. Ela permite que você entre em um estado de relaxamento e calma, ajudando a controlar a ansiedade e o estresse. Dedique, ao menos, de 5 minutos a 15 minutos, 1 ou 2 vezes ao dia para essa atividade. 

Procure um canto calmo e agradável da sua casa. Escolha uma posição confortável, de preferência sentado com a coluna ereta. Feche os olhos e foque na sua respiração – conte até 4 na inspiração, e em seguida para a expiração. E repita. 

Existem alguns aplicativos que podem ajudar nesse momento. Eles possuem meditação guiada ou músicas de relaxamento, como “Insight Timer”, “Headspace” e “5 Minutos”. Não desista na primeira tentativa. Experimente! Aos poucos você pegará o hábito. A saúde mental é essencial nesse momento.

Fazer cursos online: aprenda um novo idioma ou a tocar um instrumento musical

Se você tem um instrumento musical em casa, ou sempre teve vontade de aprender a tocar mas vivia postergando, agora é a hora! Existem diversos vídeos na internet e aplicativos bacanas com tutoriais super didáticos para te dar essa forcinha! Inclusive, nesse período de quarentena muitas escolas disponibilizaram cursos que antes eram pagos – de forma gratuita! Então aproveite essa chance. 

O Duolingo, por exemplo, é um aplicativo para celular que oferece aulas curtas, simples e divertidas de diversos idiomas estrangeiros (e o melhor de tudo, é de graça). O site Udemy é mais completo, tem curso de tudo o que você puder imaginar (idiomas, informática, artes). Vale conferir! ¿Qué tal aprender a hablar español?

Cozinhar

Duvido que você não tenha pelo menos uma receita salva nesse seu celular! O Tastemade Brasil tem um site e também um aplicativo com vídeos de receitas rápidos e didáticos. A Rita Lobo, apresentadora do programa de culinária "Cozinha Prática", do GNT, também compartilha diversos vídeos e dicas em seu Instagram pessoal (@ritalobo).

Vamos por em prática?

Escutar Podcasts

Você provavelmente já deve ter escutado algum podcast, ou ao menos já ouviu falar no formato. Esse estilo de rádio está fazendo muito sucesso atualmente, e a variedade de temas discutidos é enorme! Ele é inteiramente online, podendo ser acessado a qualquer momento e em qualquer lugar, via download ou via streaming (ao vivo).

Uma ótima forma para você fugir um pouco da tela da televisão e dos filmes e escutar bate-papos e discussões que agreguem valor a você.

Planejar a próxima viagem

É, não podemos viajar nem passear, tudo para diminuir a propagação do novo coronavírus. Mas é hora de aproveitar esse período livre para organizar viagens futuras! ✈️

Pesquise o local que quer visitar, descubra restaurantes, passeios, entenda como funciona o transporte local, pense em roteiros – apenas planeje! Fazer isso com meses de antecedência é uma ótima forma de economizar. Assim, você pode ir juntando dinheiro até a data da viagem, levantar custos, fazer simulações de preços, reservar hotéis e passagens mais baratos. É preciso de tempo para definir tudo isso, então, aproveite para planejar com tranquilidade.

A saudade da Ilha do Mel é inevitável! 🏝Então, que tal ir programando o seu passeio para a Ilha no retorno da quarentena? Você pode fazer algumas pesquisas no site da Ilha do Mel , e também, aqui mesmo na comunidade tem bastante conteúdo bacana para te ajudar nesse planejamento:

O mais importante agora é não ficar parado! Mantenha a mente e o corpo em movimento. Mesmo sendo uma situação delicada que todos estamos passando, nós iremos superar da melhor forma. Mantenha-se positivo!

O que você está fazendo de diferente durante essa quarentena? Compartilhe com a gente nos comentários! 👇

Visite a ilha do Mel
Ler conteúdo completo
Indicados para você