Visite a ilha do Mel
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Conheça as famosas trilhas da Ilha do Mel

Conheça as famosas trilhas da Ilha do Mel
Visite a Ilha
fev. 17 - 5 min de leitura
000

Você é daqueles que ama uma aventura? Então pode separar a mochila para conhecer as trilhas da Ilha do Mel. Fazer caminhadas e conhecer paisagens incríveis é um dos programas mais escolhidos pelos turistas. E não é pra menos: a Ilha do Mel possui 90% de sua área como preservação ambiental. Em meio a natureza encontram-se a famosas trilhas! Elas são bem sinalizadas e uma ótima opção para quem quer conhecer os pontos turísticos.

Trilhas em Encantadas

A praia de Encantadas é, sem dúvidas, um dos destinos mais apaixonantes da ilha. Ela é dividida em duas praias distintas: a de fora e a de dentro. A praia das Encantadas de Dentro é o principal ponto de desembarque para a Gruta das Encantadas e acesso para outras praias mais ao norte. A praia de Encantadas de Dentro fica de frente para o mar aberto, reunindo paisagens encantadoras com a natureza e praias selvagens. 

Se você ama o contato com a natureza e quer conhecer a praia de Encantadas, confira as principais sugestões de trilhas que separamos!

(Foto: Arnaldo Alves/AEN)

 

Trilha: 📍 Encantadas ➡ 📍 Nova Brasília

Essa é uma das mais escolhidas pelos visitantes. Como normalmente os turistas se hospedam ou em Encantadas ou em Nova Brasília, essa é uma trilha acessível aos dois locais, independente de qual das duas praias o visitante se hospede.

Distância total: 4,8 km aproximadamente 

Tempo: 2h30

A trilha entre Encantadas e Nova Brasília é dividida em três trechos. Confira quais são eles: 

1º trecho: 📍 Encantadas ➡ 📍 Morro do Sabão

Este primeiro trecho é bem tranquilo e a trilha bem marcada e sinalizada. Essa passagem é feita pela parte mais baixa do Morro do Sabão.

2º trecho: 📍 Morro do Sabão ➡ 📍 Praia do Miguel

Esse trecho tem cerca de 400 metros, ou seja, é bastante tranquilo e rápido. Toda a trilha é marcada, o que facilita a caminhada. Para os apaixonados pelas belas paisagens, a Praia do Miguel é uma ótima parada. Tranquila e com pouco movimento, é ideal para quem gosta de uma opção mais calma. 

No caminho também se encontra o Costão Rochoso, uma outra parte da trilha por onde o visitante deve passar para chegar à Praia Grande (caminho para Nova Brasília). Como o trecho têm pedras, o ideal é ir de tênis para evitar acidentes.

3º trecho: 📍 Praia Grande ➡ 📍 Nova Brasília

Esse trecho pode ser feito caminhando pela praia ou, para os adeptos de aventuras, pela trilha. Para encontrar a trilha basta entrar na primeira entrada ao chegar na Praia Grande. O caminho tem cerca de 1.800 metros e é bastante procurado também por ciclistas. Se você estiver com tempo, uma opção é fazer uma parada na Praia do Belo.

 

(Foto: Arnaldo Alves/AEN)

Trilha: 📍 Encantadas ➡ 📍 Farol das Conchas

Grande parte deste trajeto é feito na mesma trilha de Encantadas a Nova Brasília. Chegando em Praia Grande caminhe por toda costa até o fim da praia. Ao chegar lá, placas indicarão o caminho até o Farol. Você passará pela Praia de Fora e chegará à Praia do Farol. 

Distância: 6,4km 

Tempo: até 3h

Trilha: 📍 Encantadas ➡ 📍 Gruta das Encantadas

Apesar de ser um caminho curto, esse trecho é bastante escolhido pelos turistas. A trilha é feita por dentro da Vila de Encantadas e para chegar até a gruta, o visitante passa por uma passarela estruturada. 

Distância: 600m 

Tempo: 10 minutos

Trilha: 📍 Nova Brasília ➡ 📍 Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres

Esse trecho conta com aproximadamente 4 km e pode ser feito em cerca de uma hora. O ideal é começar a caminhada bem cedo, já que a primeira parte dela é feita pela praia (e por isso é melhor evitar o sol forte). Se você quiser, pode fazer todo trajeto pela praia, mas deve cuidar com a maré alta, que pode prejudicar a passagem por alguns pontos. Por isso, uma opção é ir pela trilha. 

A parte feita na trilha tem quase 3km e a caminhada é feita em meio às árvores. Leve repelente pois os insetos podem te acompanhar no caminho! A trilha termina na praia e lá você pode ainda conhecer o Morro da Baleia, que tem uma maravilhosa vista. 

Na hora de voltar, esteja atento. Para retornar até Encantadas é preciso andar até Nova Brasília e então pegar um barco até Encantadas. O último horário costuma ser por volta das 17h, portanto, certifique-se disso antes de começar a trilha.

Distância: 4km

Tempo: 1 hora

Veja algumas dicas!

Como alguns trechos das trilhas da ilha podem ser influenciados devido à maré, se informe sobre os melhores horários e cuidados a serem tomados antes de iniciar a caminhada. Outra importante dica é em relação à roupa ou calçado adequado. Alguns trechos podem ser feitos de chinelo, porém em outros o ideal é ir de tênis devido às superfícies lisas e trechos escorregadios. Ah! E sempre é bom lembrar: evite fazer trilhas sozinho e procure um guia ou dicas locais antes de começar sua caminhada.

Se você já fez alguma dessas trilhas, compartilhe sua experiência conosco! 😉


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você