Visite a ilha do Mel
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Saiba tudo sobre o controle da entrada de pets na Ilha do Mel

Saiba tudo sobre o controle da entrada de pets na Ilha do Mel
Visite a Ilha
mai. 12 - 4 min de leitura
030

 

Sinônimo das praias mais bonitas do litoral do Paraná, a Ilha do Mel é um dos principais destinos de turistas durante a temporada de verão. Porém, por ser uma Unidade de Conservação Ambiental, visitar a integrante do município de Paranaguá exige planejamento e conhecimento das regras de convivência. 

Além de se preparar para caminhadas mais longas e limitar a emissão de sons, você precisa saber que não é permitido levar seu pet para a Ilha do Mel. A proibição existe porque estes locais abrigam espécies silvestres, possuem ninhos de pássaros e outras aves, além da presença de répteis.

Como toda Unidade de Conservação Ambiental, a Ilha do Mel é um local onde o meio ambiente não pode sofrer alterações. Se você tem um bichinho de estimação planeja embarcar rumo à Ilha, fique atento a isso!

Prevenção à proliferação de zoonoses

Em 2005, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) iniciou o Programa de Controle Populacional de cães e gatos na Ilha do Mel. O projeto contou com a realização do censo animal detalhado por meio do cadastramento individual de todas as casas e animais moradores da Ilha.

Um questionário próprio foi desenvolvido e aplicado, com um total de 240 casas visitadas. Para auxiliar o cadastramento dos gatos foram feitas fotos de cada animal e, no caso dos cães, além das fotos, foram utilizadas marcações em 132 animais. Junto com o censo, técnicos da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná aplicaram vacina antirrábica e vermífugo injetável em todos os animais.

Além disso, o IAP proibiu a entrada de animais domésticos na Ilha do Mel para evitar a proliferação de doenças como bicho geográfico, toxoplasmose, bicho de pé etc. A medida faz parte do Programa de Controle à Zoonoses – doenças infecciosas capazes de ser naturalmente transmitidas entre animais e seres humano – desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná na Ilha.

Os turistas (ou seja, pessoas que não possuem casa na Ilha) que estiverem com animais domésticos são barrados no terminal de embarque, em Pontal do Sul – onde é feito o controle de entrada na Ilha do Mel.

Outra medida desenvolvida pelo IAP foi o recolhimento dos animais abandonados que perambulavam pelas praias. Todos foram encaminhados à Prefeitura de Paranaguá.

A meta é limpar e desenvolver um intenso trabalho de educação ambiental para evitar problemas de saúde pública na região.

Portaria 234/08: entrada apenas de animais domésticos cadastrados na Ilha do Mel

Existe uma regra, definida em portaria do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), e que está em vigor desde dezembro de 2008, que somente moradores e veranistas que possuem casa na Ilha do Mel podem levar animais domésticos para a região.

Além disso, os animais precisam estar cadastrados. Desde o dia em que essa medida entrou em vigor, todos os moradores são obrigados a cadastrar seus animais. Quem desrespeitar a portaria está sujeito a autuação judicial.

Os moradores e veranistas que possuem casa na Ilha podem cadastrar seus pets diretamente no IAP, na Praia de Brasília, ou na Associação de Moradores da Ilha do Mel – que fica na Praça Central da Praia de Encantadas.

O dono do pet cadastrado deverá seguir estas regras, contidas no Art. 2° da Portaria 234/08:

  • Manter seus animais restritos à área de sua ocupação;

  • Não abandonar os animais domésticos em área pública ou privada;

  • É proibido o banho de animais domésticos nas praias, rios e bicas;

  • É proibida a permanência, manutenção e trânsito dos animais domésticos nos logradouros públicos ou locais de livre acesso ao público.

Existem algumas exceções a essas regras de circulação, contidas no Art. 3º da Portaria 234/08:

  • Cães ou gatos vacinados, com registro atualizado devidamente identificado, pertencentes a moradores devem ser conduzidos com guia pelo proprietário ou responsável, com idade e força física suficiente para controlar os movimentos do animal;

  • Cães-guia, de pessoas deficientes visuais e;

  • Animais utilizados pelas Polícias, Corpo de Bombeiros ou organizações de utilidade pública.

E você, o que acha sobre o controle de pets na Ilha do Mel? Deixe seu comentário! 😊


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você