[ editar artigo]

O acesso à Ilha do Mel está suspenso temporariamente

O acesso à Ilha do Mel está suspenso temporariamente

 

Foto Capa: José Fernando Ogura/AEN

É isso mesmo, pessoal: uma notícia triste, porém necessária em decorrência da pandemia do coronavírus (Covid-19). A Prefeitura de Paranaguá e de Pontal do Paraná, juntamente com o Governo do Estado, suspenderam temporariamente o acesso de turistas à Ilha do Mel – um dos pontos turísticos mais visitados do Paraná. Moradores continuam com acesso garantido.

Essa medida foi tomada com objetivo de preservar a cidade e os moradores da região, levando em consideração que a Ilha costuma receber pessoas de várias nacionalidades, diariamente.

E por que as praias devem ser evitadas?

Embora as praias sejam ambientes abertos e arejados, muitas pessoas pensam em aproveitar o tempo livre para visitar esses lugares, provocando uma aglomeração e aumentando os riscos de transmissão do vírus.

E é por conta disso que esses ambientes devem ser evitados o máximo possível! O problema não é o local em si, mas a quantidade de pessoas circulando. Vale lembrar que a transmissão costuma ocorrer por meio de secreções, como gotículas de saliva, espirro e tosse – em grandes aglomerações, as chances de isso ocorrer são muito maiores. Também é possível contrair o vírus entrando em contato com superfícies e objetos contaminados e levando as mãos ao contato da boca, do nariz ou dos olhos.

Lembrem-se de que lavar bem as mãos, evitar contato próximo e a troca de objetos pessoais com outras pessoas são as melhores formas de prevenção contra a disseminação do coronavírus. Se ainda estiver com dúvidas, a Ouvidoria-Geral de Saúde do Paraná estará disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, atendendo a população sobre o Covid-19.

Os números são:

  • 0800 644 4414

  • WhatsApp (41) 3330-4414

  • Celular (41) 99117-3500

Cuidados Básicos

Vale relembrar quais são os cuidados básicos que devemos ter para reduzir o risco de contrair ou transmitir o vírus.

  • Lavar bem as mãos, com água e sabão, incluindo os pulsos, entre os dedos e embaixo da unha. Quando possível, lavar também com álcool em gel;

  • Limpar com álcool os objetos mais manuseados, principalmente o aparelho celular;

  • Manter os ambientes sempre ventilados e arejados

  • Ao tossir ou espirrar cobrir a boca e o nariz com o braço ou usar um lenço descartável;

  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copo, talheres e toalhas;

  • Evitar aglomerações e locais fechados;

  • As máscaras devem ser utilizadas apenas por quem já apresenta os sintomas da doença ou teve contato com pessoas infectadas;

  • Evite tocar nos olhos, boca e nariz antes de lavar as mãos.

Previna-se! Fique em casa. Cuidando de você, você cuida dos outros também.

 

Visite a ilha do Mel
Ler conteúdo completo
Indicados para você