Visite a ilha do Mel
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Já pensou? Ilha do Mel pode começar a receber navios de cruzeiro

Já pensou? Ilha do Mel pode começar a receber navios de cruzeiro
Visite a Ilha
jan. 31 - 3 min de leitura
010

(Foto da capa: Claudio Neves/Portos do Paraná)

No último mês, o Porto de Paranaguá recebeu uma embarcação um pouco diferente do comum: um navio de passageiros. Pela primeira vez em três anos, 400 passageiros visitaram a cidade portuária e a capital paranaense. O navio é considerado de pequeno porte (tem capacidade para 400 pessoas), mas o intuito é que isso aconteça com cada vez mais frequência. Segundo o governo do Paraná, o objetivo é fomentar a vinda de turistas para a região, através dos portos paranaenses, e consequentemente, aumentar o turismo no estado, já que os turistas podem aproveitar para conhecer outras cidades.

Os visitantes foram recepcionados com atrações culturais locais, como o fandango e a capoeira em uma área exclusiva e receberam informações turísticas sobre nosso estado. Alguns dos turistas subiram a Serra do Mar, outros optaram por conhecer Paranaguá e os municípios da região. Alguns ainda escolheram a bicicleta para explorar a cidade. O navio MS Hamburg tem bandeira de Bahamas, é do grupo Conti, e conta com pouco mais de 144 metros de comprimento e 21,5 de largura.

Ilha do Mel na rota

(Foto: Arnaldo Alves/AEN)

Além do navio previsto para atracar em Paranaguá em março, outras embarcações virão para a Ilha do Mel. Espera-se que, em fevereiro, um navio de porte maior chegue à ilha. A embarcação não irá usar o porto, mas sim fundear nas imediações da Ilha do Mel. A ideia é que o navio utilize um atracadouro similar aos vistos em Búzios e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Um dos fatores que irá contribuir para este cenário é a construção de um trapiche, que está prevista para ainda este ano. A instalação do trapiche irá fazer com que grandes empresas de cruzeiros incluam a Ilha do Mel em sua rota. Por isso, inclusive, as próprias empresas de cruzeiros têm interesse na finalização da obra.

A Ilha do Mel se mostra uma opção bastante interessante já que chama a atenção com a sua biodiversidade. O local é admirado por abrigar vários ecossistemas, com praias, restingas, lagos e rios. Os turistas que conhecem a Ilha do Mel ficam encantados, principalmente pela ampla área de preservação e pelo fato de não serem usados carros como meio de transporte. 

Oportunidade

A vinda de navios para a Ilha do Mel é bastante importante para fomentar a economia e o turismo no estado. De acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), o setor de cruzeiros tem crescido muito nos últimos anos e isso se deve principalmente ao aumento da quantidade e diversificação de roteiros. A Cruise Industry News divulgou que a previsão é de que em 2020 o setor ganhe 25 novos navios no mundo, com capacidade adicional total de 43.080 pessoas.

Na temporada 2019/2020, o Brasil irá receber oito navios, trazendo mais de 531 mil leitos que serão divididos por 144 roteiros. A última temporada teve um impacto de mais de R$ 2 bilhões na economia do país e gerou mais de 31 mil empregos - somando todos os roteiros de navios realizados no Brasil.

O que você acha dessa novidade na Ilha do Mel? Deixe seu comentário!
 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você