Visite a ilha do Mel
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Conheça a gruta mais encantada da Ilha do Mel

Conheça a gruta mais encantada da Ilha do Mel
Visite a Ilha
jan. 27 - 4 min de leitura
000

Que a Ilha do Mel é encantadora, isso todos já sabem (ou pelo menos imaginam), mas que esse cartão postal da região guarda alguns segredinhos, isso você sabia?

A Gruta das Encantadas está localizada na parte sul da ilha, justamente no lado de Encantadas. É uma fenda formada em um paredão rochoso que se abriu devido à ação do mar. Para você conhecer essa belíssima gruta, antes de qualquer coisa é importante ficar atento à maré! Quando ela está alta não é possível adentrar e explorar um pouquinho mais a fundo essa atração. Portanto, planeje sua visita para quando a maré estiver baixa, geralmente entre 08h e 13h – mas recomendamos sempre consultar a previsão das marés com os moradores da região.

É possível chegar até a Gruta através de algumas trilhas: você pode caminhar de Brasília por uma trilha de 1h30; de Praia Grande por um trajeto de 35 minutos; ou pegar um barco em que você desce na praia de Encantadas, e a partir dali você percorre um trecho de 15 minutos, com um trapiche de madeira ao final – o caminho mais rápido e tranquilo caso você não seja adepto a longas caminhadas.

O recorte da entrada da Gruta cria uma linda moldura para o mar e as pedras, e que rende fotos encantadoras. Mas o que mais encanta mesmo os turistas que a visitam são suas misteriosas lendas.

A lenda das encantadas conta que há muitos anos a praia de Encantadas era tomado por deusas-sereias que seduziam e atraíam os pescadores para dentro da gruta com seus cantos. A cantoria era tão cativante que se um pescador as escutasse, perderia o rumo de sua embarcação e naufragaria entre as rochas. Um certo dia, destemidamente um Índio arriscou aproximar-se dessas misteriosas e encantadoras mulheres. Tamanha era a beleza delas que o Índio ficou fascinado e foi em direção a uma delas deu as mãos e declarou-se apaixonado. 

A deusa-sereia então respondeu em sua língua nativa: “Tens de partir, homem estranho. Gostei de ti, mas tens de partir”. Encantado, o homem respondeu: “Nunca. Jamais arredarei os pés de perto de ti, meu amor! Permita-me, por favor, gozar de teu carinho e da tua eterna companhia”. Com a voz doce a sereia tornou a falar: “Para que venhas comigo, é preciso que morras. Se tu aceitas, te convido. Vem, meu doce amor! A fonte doce da vida nos chama. Vamos, sem mais demora!”. O homem aceitou, e de mãos entrelaçadas, aos sons dos cânticos das demais sereias, os jovens caminharam mar adentro e quando desapareceram, o sol já estava nascendo, e nunca mais, nem o índio, nem as sereias, foram vistos na Ilha do Mel. (Referência: A Ilha Verde Hotel Pousada)

Mesmo que você não acredite em lendas, a Gruta das Encantadas certamente é um local lindíssimo e que merece uma visita!

Dica: O item mais importante quando se está em meio à natureza é o repelente! Então, não esqueça! Leve também água, protetor solar, canga ou toalha e, claro, a câmera para fazer belos registros. Ah! Aproveite para curtir a praia que fica na entrada da gruta super charmosa e tranquila.

E você? Já teve a oportunidade de conhecer a Gruta das Encantadas? Compartilhe conosco suas histórias nos comentários!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você